sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fórum Nacional DCA – Eu fui!

Do dia 26 ao dia 29 de maio, representei Visão Mundial no 1º Encontro de Adolescentes do Fórum Nacional DCA. Foi uma oportunidade maravilhosa para mim, pois pude refletir sobre as representações sociais da infância, adultocentrismo, adultocracia, história dos direitos da criança e do adolescente e, o mais importante, a participação cidadã infanto-juvenil no processo de decisão, da família ao Congresso, da escola ao orçamento público. 
Eu gostei muito do encontro, muito importante para minha ação no MPP, mas teve um ponto que foi muito negativo, que foi a metodologia escolhida para o encontro, pois além do tema já ser complicado, escolheram um palestrante que só falava espanhol, o que dificultou mais ainda. Mesmo assim, fazendo a leitura dos slides e com os trabalhos em grupo, foi possível alcançar uma noção do que o palestrante estava falando, além das explicações que o meu educador Reinaldo me dava nos tempos livres. 
Desse fórum, levo muitas coisas boas: minha participação como oficineiro, ajudando os educadores na criação de um blog, com o tema da educação inclusiva. O que nos motivou para a escolha desse tema foi a presença de um adolescente, portador de síndrome de down, que escolheu participar da nossa oficina. Vimos que ele, com todas as suas dificuldades, é uma pessoa alegre, que em qualquer canto em que estava levava alegria. Vimos que essas pessoas, que são portadoras de alguma necessidade especial, são as que mais sofrem em sociedade com a discriminação e o abandono por parte dos políticos na hora de executar as políticas públicas.Espero que tenham muitos outros fóruns com esse, pois é disso que o Brasil e o mundo precisam: saber que crianças e adolescentes, como todos em sociedade, tem todo o direito de participar e opinar sobre tudo que esta acontecendo. Agradeço muito por ter sido escolhido para participar desse fórum. Tudo que foi repassado não ficará lá, mas vou compartilhar, não com toda a habilidade que o palestrante no fórum passou, mas farei o meu melhor para ajudar os grupos do nosso PDA.

(Vinicius José, 18 anos)

Um comentário: