terça-feira, 28 de julho de 2009

Vale prêmio


Para concorrer e fácil você deverá escolher umas das alternativas acima e deixar um comentário com o porquê da escolha. A melhor frase ganhara o novo "DVD do inimigo da HP" entre e concorra.

O sorteio será no dia 1 setembro. Participe.


Obs.: ao deixar o comentário no final bote seu email para entramos em contato caso você seja o ganhador.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novidades!!!!


Depoimento Reinaldo MJPoP

Depoimento de Reinaldo Menezes no encontro MJPoP em Maria Farinha, Pernambuco

Encontro MJPOP

Encontro MJPoP aconteceu de 13 à 17 de Julho em Maria Farinha - Pernambuco. Jovens de fortaleza, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo discutiram sobre as melhores formas de monitorar políticas públicas, mobilizando e transformando suas comunidades.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Atenção!


Ola galerinha, como todos vocês sabem o nosso nome mudou agora e MJPOP
Então por esse motivo estaremos no dia 27 de julho mudando o link do blog.
Então nos ajude a divulgar essa mensagem.

Grato: MJPOP-RJ

domingo, 19 de julho de 2009

Primeira mão! O cbpm agora tem um nome brasileiro!!!


Os jovens dos 4 pilotos do CBPM (Rio de janeiro, Fortaleza, Ponto dos Volantes(MG), São Paulo), reunidos entre os dias 13 a 17 de Julho, fizeram a eleição do nome brasileiro para a nossa metodologia de monitoramento de políticas e serviços públicos que agora passa a se chamar:

MJPoP: MONITORAMENTO JOVEM DE POLÍTICAS PÚBLICAS

terça-feira, 14 de julho de 2009

MPP pelas Américas



No mês de junho, viajei para o Peru – Lima, para participar da 1ª Oficina de Monitoramento de Políticas Públicas. O encontro teve como objetivo mostrar como cada piloto trabalha em sua realidade e avaliarmos o resultado do que tem sido feito. Tive a oportunidade de conhecer como outros grupos da América Latina aplicam a metodologia CBPM e como eles atuam perante a comunidade e o Poder público. Pude verificar as dificuldades, as potencialidades e os problemas de uma comunidade carente, também conheci a cultura peruana, os nativos que tem sua linguagem própria além de experimentar uma culinária muito diferente da que estou acostumado. Tenho certeza de que minha participação neste evento contribuirá para o fortalecimento de nossos trabalhos.

(Paulo Roberto dos Santos – Coordenador)

Fórum Nacional DCA – Repassando o conhecimento


Conforme noticiado no último informe, um dos jovens do MPP, Vinicius José, foi escolhido por Visão Mundial para representá-la no 1º Encontro de Adolescentes do Fórum Nacional DCA. Pois bem, é importante destacar o compromisso que esse jovem demonstrou a partir dessa oportunidade, justificando o investimento feito e demonstrando que não foi a Brasília a passeio.
Vinicius escreveu um relatório e o enviou para Visão Mundial (parte do relatório foi publicado no informe de maio). A Assessora-chefe de Desenvolvimento Transformador da Visão Mundial, ao ler este documento, escreveu um e-mail para o Coordenador da Paróquia Nossa Senhora da Guia, Reinaldo Menezes, pedindo uma autorização para utilizar este texto em processos internos da Visão Mundial, nos quais estão sendo debatidos o tema da participação infanto-juvenil. Além disso, parte do relatório foi publicada no Boletim Interno da Visão Mundial.
Além disso, no dia 13 de junho, Vinicius repassou para os seus companheiros de projeto o conteúdo que aprendera no encontro realizado na capital federal. A partir do texto bíblico em que Jesus acolhe as crianças, ele discutiu com seus pares a importância de crianças e adolescentes participarem do processo decisório na sociedade, enfrentando o que chamou de adultocentrismo. Por fim, através de oficinas temáticas, os participantes desta atividade perceberam que podem utilizar a internet e a fotografia como instrumentos para promoção de seus direitos.

Presença no Sampaio


No Mês de Junho, por conta da viagem do coordenador para Lima, fiquei responsável por organizar algumas atividades com o grupo de trabalho. Fomos convidados a participar na Câmara dos Vereadores do lançamento da cartilha do Plano de Educação, onde estave presente o nosso arcebispo e o bispo do CONIC, entre outros. O presidente da sessão foi o vereador Reimont. Aproveitamos e lhe falamos sobre o nosso trabalho na comunidade do Queto, perguntando-lhe o porquê do Favela-Bairro não ter sido iniciado ainda lá. Reimont nos pediu para pesquisarmos o numero da lei e se comprometeu a verificar o que está acontecendo. Essas informações serão apresentadas em agosto para os moradores das comunidades do Queto e Matriz, conforme agenda abaixo:

01/08- Festa e Divulgação na Matriz - 14:00hs
08/08 - Reunião Comunitária na comunidade do Queto - 14:00hs
15/08 - 2ª Reunião Comunitária no Queto e elaboração do plano de ação - 14:00hs

(José Sergio – Consultor para CBPM)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

MPP – Minha Visão

“Ao me tornar membro da articulação colegiada do PDA Amigos para sempre, fiquei com a função de acompanhar o MPP, e foi muito positivo, pois pude conhecer melhor o objetivo do grupo. Ao participar das oficinas sobre sociopolítica, com o consultor Francisco Sadeck, tive a oportunidade de perceber nesses jovens o despertar para a importância de lutar pelos direitos e deveres como cidadãos e o desejo de atuarem dentro de suas comunidades. Então, percebo que a metodologia do MPP vem somar muito ao PDA, primeiro porque envolve jovens, e sabemos que nos dias de hoje, em que temos tantas atrações negativas para essa faixa etária, possibilitar aos jovens o interesse pela cidadania é muito importante; segundo, porque eles se tornam verdadeiros líderes e porta-vozes dos anseios de suas comunidades. Quero parabenizar ao Paulinho, coordenador do grupo, e a todos os jovens que não medem esforços para fazer sempre o melhor, com amizade, união companheirismo e compromisso”.

(Dina Maria Pereira – Articuladora do PDA – Amigos Para Sempre)

Como cheguei aqui?

“Participar do MPP, um grupo de jovens e adolescentes, foi uma ótima oportunidade que tive em minha vida, pois comecei a ter ciência dos meus direitos e deveres e passei a me interessar pelos problemas da minha comunidade. Achei que era simples de resolver, mas no decorrer das oficinas vi que não era simples como eu pensava. Nas palestras de cidadania e nas Oficinas de Orçamento Público, recebemos as informações e os conteúdos necessários para que possamos recorrer aos órgãos públicos e fazer a diferença em nossa comunidade.”
(Luan Claudio, 15 anos)