domingo, 18 de outubro de 2009

Sobre juventude e missão política

O FolhaTeen do dia 22/01 trouxe em sua capa os Brasileiros Estrangeiros, jovens que renegam as culturas e costumes do nosso país e por outro lado reverenciam outros países como Inglaterra, Estados Unidos, dentre outros, desde que não seja especificamente o Brasil. O quadro é preocupante, principalmente pelo fato de que a revolta desses jovens não é com a situação social, econômica ou política do país, que mereceria todos os protestos, a revolta é com a nossa culinária, a qualidade de nossos filmes, uma preocupação intensa do valor que se dá ao carnaval e ao futebol, paixões nacionais.

Diante da reportagem, é inevitável refletirmos o que será do nosso país quando esses jovens de hoje forem os políticos, os representantes da democracia de amanhã. Se tornará o Brasil um país de velhos, sem vida e acima de tudo sem esperança? Ou será o Brasil um país de líderes que o odeiam e desprezam e que têm intensões meramente lucrativas em administrá-lo, negociando o que é ignorado por eles e valorizado por tantos outros estrageiros legítimos.

Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, arroz e feijão, futebol, carnaval, Cidade de Deus... são a cara do Brasil que pensa, do Brasil que tem valor perante o mundo todo. São nossa identidade, nossos supra sumo e é lamentável constatar uma juventude que não se divirta, que não aprenda com essas jóias e que não as faça evoluir no contexto dos tempos atuais, os condenando a lembranças cada dia menos lembradas.

A verdade, é que esses jovens da reportagem do FolhaTeen seguem a tendência de seus pais, que um dia decidiram ir contra as idéias e ideais dos nossos avós e cismaram que a vida é de brincadeira. Essa cisma tem seu lado considerável, deve ser ponderada, mas o problema maior é que cada dia o produto bruto da idéia de INOVAÇÃO é mais desviado e se isso não tiver um freio não se sabe onde vamos parar.

A solução não é alugar o Brasil, nem mudar do Brasil... e sim mudar o Brasil.

Fonte: http://juventudepolitizada.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário