Do dia 21 ao dia 24 de fevereiro, aconteceu em Salvador – BA, o 2º Treinamento Nacional do MJPOP, com a presença de 63 adolescentes e jovens representantes de 24 PDAs e de membros de organizações parceiras, como o EPJ (Evangélicos pela Justiça), Rede Fale, CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude), CNM (Conselho Nacional de Municípios), CADI (Centro de Assistência e de Desenvolvimento Integral), Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, além dos educadores dos PDAs e dos colaboradores das UOPEs Manaus, Fortaleza, Nordeste 1, Sertão 1, Salvador, Vale do Jequitinhonha e Sudeste 1.
O objetivo deste encontro era fortalecer e consolidar os trabalhos que já estão sendo realizados pelos grupos de monitoramento de políticas públicas e de expandir a aplicação da metodologia para outros PDAs e para os parceiros de Visão Mundial Brasil. Uma novidade nesta edição foi que tudo foi planejado e executado pelos membros do Comitê Nacional do MJPOP, que é composto por dois jovens de cada região em que o projeto está inserido. Segundo Paulo Roberto, suplente da UOPE Sudeste 1, “foi uma experiência única. No início, ficamos com medo, pois era uma responsabilidade muito grande, mas a união do grupo foi muito forte e um ajudou o outro para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Ficamos muito felizes com o resultado que foi alcançado”.
O encontro contou com a presença da Diretoria Nacional de Programas e da Gerência de Operações de Visão Mundial Brasil. Maurício Cunha voltou a afirmar a necessidade de que os PDAs cada vez mais atuem no âmbito do advocacy local, monitorando as políticas públicas em seus territórios de atuação, colocando em destaque o papel que adolescentes e jovens podem desempenhar neste processo por meio do MJPOP. Sueli Catarina, Gerente de Operações, motivou os participantes do encontro a se integrarem no processo de planejamento em seus PDAs e UOPEs, dialogando com as lideranças locais para que as necessidades da juventude sejam contempladas na elaboração do orçamento anual dos programas.
Todos os participantes externaram sua alegria em participar deste momento e manifestaram o desejo de monitorarem as políticas e serviços públicos em suas comunidades, utilizando as fases e passos do MJPOP. Cada grupo elaborou um cronograma de encaminhamentos para os próximos meses e tanto a equipe de VMB como os membros do Comitê MJPOP se colocaram à disposição para apoiá-los no que for preciso.
Caros,
ResponderExcluirNa notícia do Treinamento Nacional MJPOP em Salvador, nós da Confederação Nacional de Municípios - CNM fomos citados como Conselho Nacional de Municípios. Um equívoco para o qual solicitamos errata. Obrigada. Coordenação do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (por Andrea Theorga - andrea.theorga@cnm.org.br