sábado, 21 de novembro de 2009

Minha visão!!

Logo que fui apresentado ao MJPOP pela querida Carol, quando ele ainda era CBPM (são tantas siglas! rsrs), percebi que poderia ser um novo motor para estimular a capacidade empreendedora da juventude do Lins, quando eu ainda trabalhava no PDA Amigos Para Sempre. De fato, havia lá um grupo de jovens que havia recebido uma formação humana muito interessante nos projetos Educar para a Vida e Comunidade da Paz. Não deu outra! É nítido para todos os quantos o MJPOP potencializou a capacidade de liderança da galera.

Isso se dá por conta da própria metodologia deste projeto. Primeiro, os jovens que participam recebem uma ampla formação nos temas da cidadania e dos direitos, que os torna aptos a perceberem as causas das situações de injustiça da sociedade em que vivem. Depois, precisam realizar um diagnóstico de suas comunidades, passando a ver com olhares mais críticos a situação social em que se encontram.

Uma vez que compreendem melhor às questões locais, os próprios adolescentes e jovens ficam motivados para mobilizar sua comunidade, convidando seus vizinhos, amigos, lideranças locais e agentes do Estado para refletirem juntos como podem buscar soluções para os problemas que foram detectados. Por fim, quando concluem a realização das tarefas pensadas e definidas pela comunidade em assembléia, convidam novamente as pessoas para prestarem contas de tudo o que foi alcançado e de como se deu a realização de todo este processo, o que os leva a perceber que, todo processo de ação social, para ser legítimo, precisa ser transparente e constantemente avaliado.

Agora, trabalhando no setor de advocacy da Visão Mundial, me encontrei com a alegria e com a força dos jovens de Fortaleza. Percebo nos olhares e nos sorrisos de Mary, Jovane, Edigleison, Branca, André, Marilene, Francisco e companhia, galerinha da terra do sol, o mesmo entusiasmo que sempre encontrei em Paulinho, Serginho, Barbara, Gleice, Ruan, Vinicius e na turma toda da cidade maravilhosa, o que me anima e me dá a certeza de que estamos no caminho certo.

(Reinaldo Menezes - Assessor de advocacy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário