Aconteceu em Quito – Equador, do dia 23 ao dia 27 de maio, o 1º encontro regional de redes de participação infanto-juvenil, com participação de todos os países da América Latina e Caribe em que Visão Mundial é atuante. A delegação brasileira era formada por Natália Reis e Edgleison Rodrigues, Secretária-Geral do CJVM e Adjunto, respectivamente, com o apoio de Reinaldo Almeida, Assessor de Participação de Crianças, Adolescentes e Jovens, e Maria Carolina, Gerente de Advocacy Já no primeiro dia, Natália apresentou o CJVM como uma oportunidade de integração entre as diferentes redes locais existentes nas várias regiões brasileiras, e falou sobre a estratégia de participação que está sendo construída pelos próprios adolescentes e jovens que são membros do conselho. No dia seguinte, Edgleison apresentou como adolescentes e jovens no Brasil estão utilizando a metodologia MJPOP para monitorarem os serviços públicos de saúde. A partir destas apresentações, os representantes da Bolívia, de Honduras e do Peru demonstraram interesse em utilizar o MJPOP para que adolescentes e jovens de seus países também atuam como agentes de transformação social. O Brasil, então, compartilhou com eles todos os materiais relativos a esta metodologia.
No terceiro dia, a delegação brasileira ficou responsável pelo devocional e, tomando por base o texto de Jo 6,1-13, convocou os colaboradores de Visão Mundial que estavam presentes a acolherem a contribuição que a juventude latinoamericana tem a oferecer para a transformação deste continente tão sofrido e necessitado.
Por fim, no último dia, por solicitação da coordenação do evento, Reinaldo ficou responsável por conduzir o processo de elaboração do documento de constituição da rede latinoamericana de participação. Através de uma metodologia bem participativa, foi possível que o texto fosse construído integralmente pelos adolescentes e jovens presentes e fosse entregue, durante o próprio encontro, à Stefan Pleisnitzer, líder regional da Visão Mundial, que o validou na presença de todos os participantes.
De acordo com Reinaldo, “a participação de Natália e Edgleison foi realmente brilhante. Eles conseguiram superar a barreira inicial com o idioma e, sempre com muita alegria e entusiasmo, conseguiram compartilhar com os demais participantes o jeito que a juventude brasileira tem encontrado para participar ativamente das questões políticas e trabalhar pela transformação de suas comunidades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário